ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO ARROIO DO TIGRE
NOME: SÉRIE:5ª TURMA: DATA:.../...../.....SAERS
1- Sr. João é um ótimo vendedor. Num certo dia, vendeu 235 laranjas pala manhã e à tarde, o quíntuplo dessa quantidade. Quantas laranjas João vendeu na parte da tarde?
a) 230
b) 240
c) 470
d) 940
e) 1175
2- Renato recebeu um dinheiro extra e resolveu arrumar sua casa, colocando azulejos na cozinha e no banheiro. Ele usou 3.896 azulejos na cozinha e 2.527 nos banheiros. Quantos azulejos ele usou na reforma?
a) 1.369
b) 2.369
c) 4.236
d) 6.423
e) 7.324
3- Sandrinha é uma garota muito esperta e gosta de lançar desafios matemáticos para seus colegas. Ela perguntou a Márcia: “Seu eu tenho o número romano CXXIV, como posso representá-lo utilizando algarismo indo-arábicos?” Ajude Márcia a responder indicando qual das alternativas abaixo representa a resposta correta do desafio.
a) 74
b) 76
c) 124
d) 126
e) 524
4- Assinale a única alternativa que não representa corretamente a escrita dos números dispostos na coluna da esquerda.
a) b) c) d) e) | Número | Escrita |
1.268 | Um mil, duzentos e sessenta e oito | |
258.342 | Duzentos e cinquenta e oito mil, trezentos e quarenta e dois | |
53.902 | Cinquenta e três mil, novecentos e dois | |
5.320.007 | Cinco milhões, trezentos e vinte mil e sete | |
601.099.806 | Seiscentos e um milhões, noventa e nove e oitocentos e sessenta |
5- Recordando-se dos conceitos de antecessor e de sucessor, responda mais esse desafio de Sandrinha: “A soma de 230 com seu sucessor é quanto?”
a) 459
b) 460
c) 461
d) 592
e) 231
6- Durante muito tempo, sábios de todas as partes do mundo procuraram descobrir símbolos práticos e fáceis para representar os números. Foi um sistema de numeração, elaborado na Índia, que veio lentamente substituir as demais representações, e sua utilização é hoje quase universal. Assim, determine a alternativa verdadeira:
a) O sistema de numeração atualmente utilizado por nós é chamado Romano.
b) Nosso atual sistema de numeração é binário e posicional.
c) Atualmente, utiliza-se de forma abrangente o sistema de numeração indo-arábico, que é decimal e posicional.
d) Os algarismos utilizados para a combinação e formação dos números são: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10.
e) Todas as anteriores são verdadeiras.
7- Um teatro tem 64 fileiras com 35 poltronas cada uma delas. Qual é a lotação máxima desse teatro?
a) 2.240
b) 29
c) 99
d) 1.120
e) 12.685
8- Pablo tem um armário que guarda seus livros. O armário tem 9 prateleiras e, em cada prateleira, tem 26 livros. Pablo retirou todos os livros para reparti-los igualmente em 3 caixas, pois iria mudar de residência. Quantos livros caberão em cada caixa?
a) 6
b) 17
c) 26
d) 78
e) 234
9- Indique qual das alternativas abaixo apresenta apenas números ímpares.
a) 1.269; 320; 111; 527
b) 59; 169; 681; 1.001
c) 5.890; 325; 969; 521
d) 24; 48; 96; 192
e) 250; 369; 1.896; 5.555
10- Os 198 passageiros de um trem vão ser distribuídos igualmente entre os seus 9 vagões. Quantos passageiros vão no último vagão?
a) 189
b) 22
c) 207
d) 1.782
e) 358
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